Bilinguismo atrasa o aprendizado de línguas?

Uma preocupação frequente é que o bilinguismo tornaria o aprendizado de línguas mais lento.

Porém, não é o que as pesquisas dizem. Estudos mostram que os padrões do aprendizado bilíngue são, na verdade, muito parecidos com os do aprendizado monolíngue. Por exemplo, bebês bilíngues começam a produzir seus primeiros sons e também suas primeiras palavras na mesma idade que os bebês monolíngues.

Em palestra ao TEDx Talks, a Dra. Naja complementa: “Também sabemos que se dermos crédito às crianças bilíngues por cada palavra que elas sabem nas suas duas línguas, seu vocabulário é igual ou maior que o das crianças monolíngues”.

No entanto, realmente há crianças que apresentam atraso e dificuldade na aquisição e desenvolvimento da linguagem, pois possuem uma condição clínica chamada Distúrbio Específico da Linguagem (Specific Language Impairment).

Trata-se de uma dificuldade linguística em crianças normais, que ouvem, são inteligentes e compreendem de forma clara e adequada, e isso ocorre independente de quantas línguas estão sendo aprendidas no seu dia a dia. Essa condição pode ser confundida pelos pais que a atribuem ao bilinguismo, porém, a criança já apresentaria essa dificuldade em um ambiente monolíngue.

Em suma, afirmar que o bilinguismo atrasa o aprendizado de línguas é errado. Essa informação é um mito.

 

Atendimento Online
Escanear o código