Neuroplasticidade e aprendizagem bilíngue na infância

O cérebro da criança nasce e cresce mudando a todo minuto. Essa incrível e dinâmica capacidade de organização e mudança no cérebro se chama NEUROPLASTICIDADE. A neuroplasticidade depende da experiência que a criança tem com o ambiente que a cerca. Quanto mais rico for esse ambiente, em termos de estímulos e oportunidades de aprendizagem, mais o cérebro da criança poderá se beneficiar, criando novas redes sinápticas, fortalecendo conexões e gerando memórias significativas de aprendizagem.

É nesse momento de explosão sináptica natural – chamado de PERÍODO CRÍTICO ou SENSÍVEL – que aprender uma segunda língua se torna vantajoso, pois o incremento de várias habilidades se dá com mais rapidez e facilidade. Estudos mostram que aprender uma segunda língua precocemente na infância vai muito além de ampliar o repertório comunicativo da criança: melhora também o seu desenvolvimento cerebral, cognitivo e socioemocional. Mas para que isso aconteça, é essencial que o método de aprendizagem adotado pelo programa bilíngue se fundamente nas descobertas da neurociência da aprendizagem, como é o caso do método Learning Fun.

 

Referências:

LENT, Roberto. O cérebro aprendiz: neuroplasticidade e educação. Atheneu, 2019.

COSENZA, Ramon M.; GUERRA, Leonor B. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Artmed, 2011.

DEHAENE, Stanislas. É assim que aprendemos. Contexto, 2022.

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