Licenciados – Campinas São Paulo

Proposta Pedagógica Alegria & Cia Escola Infantil

Prezada família, oferecer uma EDUCAÇÂO INFANTIL que acolhe e respeita a criança como protagonista nas práticas escolares, é a premissa que organiza nossa proposta pedagógica para 2024.

O processo de ensino defendido por nossa escola está apoiado no princípio de que a criança é um sujeito que possui conhecimentos construídos na relação que estabelece com sua cultura, ou seja, seus familiares e todas as oportunidades que lhe são oferecidas no convívio cotidiano, incluindo recursos materiais e humanos. Também entendemos que a criança é um ser humano completo, capaz de pensar, estabelecer hipóteses sobre o mundo que experimenta e ter opiniões sobre tudo que ocorre ao seu redor, assim adotamos a concepção de educação integral que oportuniza o trabalho pedagógico em múltiplas dimensões envolvendo aspectos cognitivos, motores, sociais, afetivos e culturais em todas as práticas desenvolvidas.

Acreditamos que o processo educativo deve oferecer oportunidades para que as crianças possam vivenciar situações diversificadas e construir conhecimento com suas próprias experiências. Desta forma, investimos nosso trabalho cotidiano em práticas que estimulam o aprimoramento de habilidades afetivas, sociais, motoras e cognitivas através de uma rotina pedagógica variada, equilibrada e pautada nos seguintes princípios:

1. Toda criança precisa ser compreendida como um sujeito único, portanto o processo educativo deve respeitar suas necessidades individuais.

2. O ambiente escolar deve estar sempre organizado para atender às necessidades das crianças que atende, oferecendo os estímulos com adequação, sem excessos.

3. Todas as práticas escolares devem ser voltadas a oferecer estímulos que colaboram para o desenvolvimento de cada criança atendida na escola.

4. Cada criança tem um jeito próprio de manifestar desejos, vontades e necessidades. Cabe ao educador estar sempre atendo às diferentes manifestações comunicativas das crianças.

5. É fundamental que as crianças sejam estimuladas a desenvolver a autonomia desde bem pequenas, expressando desejos, ideias e escolhas.

Diante desses princípios, nosso trabalho pedagógico é pautado em projetos de ensino que favorecem cada um desses aspectos, em diálogo com o sistema de ensino que adotamos.

ESCOLAS EM CAMPINAS – SP

E-mail: secretaria@alegriaeciaescolainfantil.com.br  

Telefones / WhatsApp

19 99446-8711 

Fale Conosco

10 + 14 =

São projetos permanentes desenvolvidos na escola:

LENDO DESDE PEQUENINOS:
Incentivo à leitura emergente dos bebês e das crianças pequenas. Ler sem saber ler é uma prática que contribui com a formação de leitores em três frentes de trabalho pedagógico: leitura diária de literatura infantil; livro viajante e ler para aprender.

PROJETOS LITERÁRIOS:
Participação de práticas leitoras previstas em sequências didáticas. Vivenciar trajetórias de compreensão leitora estimula o desenvolvimento do pensamento, incentiva o potencial criativo e contribui para formação cultural das crianças.

PENSAR E BRINCAR, NA MATEMÁTICA POSSO CHEGAR:
Estímulo ao desenvolvimento do pensamento lógico e da resolução de problemas. Experienciar desafios auxilia no desenvolvimento de estratégias para resolver situações do cotidiano, das mais simples às complexas.

PEQUENOS ARTISTAS:
Experiências com a produção cultural artística aguça o potencial estético das crianças. Apreciar obras artísticas e produzir explorações estéticas com diferentes materiais e suportes auxilia na formação integral das crianças.

AUTORRETRATO:
Observação do próprio corpo e do reconhecimento de si. Desenhar o próprio corpo à partir de diferentes explorações sensoriais contribui para o desenvolvimento da consciência corporal e auxilia no aprimoramento do registro gráfico infantil.

IDENTIDADE:
Reconhecimento de si e do outro. Aprender a reconhecer preferências, a separar o individual do coletivo e a praticar a colaboração em grupo, contribui para a formação da personalidade e da identidade de cada criança.

PROMOÇÃO E PREVENÇÃO À SAÚDE:
Cuidados consigo, com o outro e com o ambiente protegem a vida. Participar de situações de cuidados consigo e com o outro contribuem para ampliar a qualidade de vida das crianças.

CUIDAMOS DO NOSSO PLANETA:
Preservação dos espaços e dos recursos, convívio saudável com a natureza e com os animais. Praticar situações de interação e cuidados com o ambiente e a natureza favorecem o
desenvolvimento de práticas sustentáveis e da qualidade de vida.

Desenvolvimento de projetos específicos para cada turma e faixa de idade, sempre apresentados levando em consideração os interesses e necessidades de cada grupo. Além disso, nosso trabalho pedagógico está pautado nos Campos da Experiência definidos pela Base Nacional Comum Curricular (MEC, 2018), possibilitando que todas as atividades pedagógicas sejam planejadas a favor da experiência infantil, incluindo nas atividades cotidianas temas e materiais que estimulem a curiosidade para investigação das crianças, seja na exploração dos materiais oferecidos ou na ampliação do repertório em temas variados.

Nossa escola considera fundamental acompanhar o desenvolvimento e as aprendizagens de cada uma das crianças que atendemos, desta forma, realizamos relatórios descritivos onde compartilhamos com as famílias tudo que observamos em cada criança ao longo do ano letivo. Para uma maior aproximação entre educadores e famílias, realizamos reuniões periódicas, individuais e coletivas, para conversar sobre os encaminhamentos fundamentais para o processo educativo das crianças, bem como para tratar de aspectos individuais de cada um de nossos alunos.

Nosso grande desafio é oferecer um processo educativo que seja prazeroso para as crianças, que valorize suas particularidades e respeite suas necessidades, sempre em consonância com as características da infância.

Para nossa escola é uma ALEGRIA fazer parte da história de sua criança e de sua
família!!!!

Equipe Gestora

Atendimento Online